|
Model Assembled and Photo by ???? (Anyone know?) |
|
The Real Thing |
Lambretta was a line of motor scooters originally manufactured in
Milan, Italy by
Innocenti. In
1972, the
Indian government bought the
Milanese factory and the rights to the
Lambretta name, creating
Scooters India Limited (SIL). Today, the
Innocenti brand name rights are owned by
Fiat whereas the oldest
Lambretta and Lambro trademark registrations worldwide are owned by
Lambretta Consortium. Lambretta scooters were also manufactured under licence by
Fenwick in France, NSU in Germany, Serveta in
Spain, API in India, Yulon in Taiwan, Pasco in Brazil, Auteco in Colombia and Siambretta in Argentina. In 1922, Ferdinando Innocenti of Pescia built a steel-tubing factory in
Rome. In
1931, he took the business to
Milan where he built a larger factory producing seamless steel tubing and
employing about 6,000. During the
Second World War, the factory was heavily bombed and destroyed. It is said that surveying the ruins,
Innocenti saw the future of cheap, private transport and decided to produce a motor scooter –
competing on cost and weather protection against the ubiquitous motorcycle. - read more at
Lambretta.Wikipedia
|
Vintage Brazilian Advertising |
Após a 2ª Guerra Mundial, Ferdinando Innocenti enfrentou o trabalho da reconstrução de sua fábrica de tubos de aço sem costura. A fábrica estava situada em
Lambratte, Milão, que havia sido
reduzida a escombros e fumaça. Ferdinando percebeu que as necessidades básicas de seu país eram duas:
iniciar a produção de equipamento industrial e maquinaria pesada; e prover a população de um meio de transporte barato e seguro. Ferdinando se uniu ao engenheiro
Pierluigi Torre e projetaram
um veículo de baixo custo de produção, de manutenção e com proteção melhor do que uma motocicleta convencional para as mudanças climáticas: chuva, frio, neve, etc. Esse veículo foi a
Lambretta. A produção da
Lambretta começou em
1947 na
Itália, após um ano de desenvolvimento e testes do protótipo.
A primeira Lambretta foi nomeada naturalmente de
Modelo UM, e tinha como característica
um motor de dois tempos com um único cilindro, com pistão de 52 a 58 mm de diâmetro. Isto dava ao novo modelo
123 cc de volume de deslocamento e 4.2 bhp desenvolvidos a 4400 rpm. Funcionando com taxa de compressão na relação de 6:1, o
Modelo UM rodava até 33 quilômetros com 1 litro de gasolina, um argumento forte de venda em uma
Itália escassa em combustível. O chassi no qual esta pequena máquina estava montada era um tipo de
painel tubular, com um plataforma, no qual o piloto colocava os pés.
Lambretta no Brasil: A Lambretta foi a primeira fábrica de veículos no Brasil, saindo na frente até mesmo da
indústria automobilística. A implantação da fábrica
Lambretta do Brasil S.A.- Indústrias Mecânicas, em
1955, como uma licenciada da
Inocentti, no bairro da
Lapa em São Paulo, coincidiu com a
moda mundial da motoneta (em inglês,
scooter), na
década de 50. A produção entre
1958 e 1960, o
apogeu da marca, superou a quantidade de
50.000 unidades/ano. Um dos pontos fortes da
Lambretta era a
boa estabilidade devido ao baixo centro de gravidade proporcionado pelo motor próximo à roda traseira. - leia mais em
Lambretta.Wikipedia
Link: Lambretta.Scooter.Paper.Model.by.Unkown
More Motorcycles and Other Vehicles related posts:
Scooter Girl Paper Model - by Rokunoya
Vespa Scooter Paper Model - by Motorbiker.Org
Honda Motocompo Folding Scooter - by Yasu Tanaka
Bajaj Three Wheeled Vehicle - by Fold Papercraft - Triciclo Indiano
My Lambretta paper and aluminun. www.maninhodesenhos.blogspot.com
ReplyDelete