Very nice model of
Lotus Europa, by
Takumi, with detailed interior.
The Lotus Europa was a two door mid-engined
GT coupé built by
Lotus Cars from
1966 to 1975. In 2006
Lotus began production of a totally new,
Lotus Elise-derived design, a mid-engined
GT coupé named
Europa S.
The original Europa used
Lotus founder
Colin Chapman's minimalist steel backbone chassis that was first used in the
Lotus Elan, while also relying on its fibreglass moulded body for structural strength. The
Europa was based on a prototype built to compete for
Henry Ford II's contract to build a
Le Mans race car in the early
1960s.
The
Europa was designed and built to be an embodiment of
Chapman's oft-stated philosophy of automotive design:
"Simplify, then add lightness."
The four-wheel independent suspension was typical of
Chapman's thinking; the rear suspension consisted of two relatively large trailing arms, one lower locating link per side, and the axles were used as upper locating links; very similar to Formula racing car designs of that era. Aside from the doors, bonnet (hood), and boot (trunk), the body was moulded as a single unit of fiberglass.
The car's handling prompted automotive writers to describe the
Europa as the nearest thing to a
Formula car for the road.
In all,
Lotus built about 9,300
Europas. -
Wikipedia
A Lotus sempre fez máquinas mais focadas no prazer de pilotar, tão valorizado pelo seu fundador, o inglês
Colin Chapman. Desde
1952, quando lançou o
roadster Six, a produção de carros de corrida ajudou a marca a se estabelecer entre os grandes do automobilismo e deu um apelo extra aos modelos de rua. Um dos primeiros sucessos foi o
roadster Seven, produzido de
1957 a 1972, e que hoje sobrevive nas linhas do
Caterham Seven. Em meados dos anos 60,
Chapman começou a elaborar seu substituto, um carro tão distinto do
Seven que acabou por não tirá-lo de linha. O novo modelo seria um cupê de estilo singular criado por
Ron Hickman, diretor de engenharia da empresa.
O Lotus Europa havia sido concebido para a
Ford competir nas
24 Horas de Le Mans, mas acabou sendo preterido em prol do
GT40, da
Lola. Dependendo do ângulo, o
Europa parecia um cupê fastback, um três-volumes, uma panel van (perua de duas portas sem as janelas traseiras) ou até uma picape. Se na frente os traços eram arredondados e suaves, a traseira parecia implantada de outro modelo, com linhas retas. Na mecânica, mantinha-se a filosofia de
Chapman, que pregava leveza e simplicidade, para que pudesse ser reparado em qualquer oficina. -
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