The original Europa used Lotus founder Colin Chapman's minimalist steel backbone chassis that was first used in the Lotus Elan, while also relying on its fibreglass moulded body for structural strength. The Europa was based on a prototype built to compete for Henry Ford II's contract to build a Le Mans race car in the early 1960s.
The Europa was designed and built to be an embodiment of Chapman's oft-stated philosophy of automotive design: "Simplify, then add lightness."
The car's handling prompted automotive writers to describe the Europa as the nearest thing to a Formula car for the road.
In all, Lotus built about 9,300 Europas. - Wikipedia
A Lotus sempre fez máquinas mais focadas no prazer de pilotar, tão valorizado pelo seu fundador, o inglês Colin Chapman. Desde 1952, quando lançou o roadster Six, a produção de carros de corrida ajudou a marca a se estabelecer entre os grandes do automobilismo e deu um apelo extra aos modelos de rua. Um dos primeiros sucessos foi o roadster Seven, produzido de 1957 a 1972, e que hoje sobrevive nas linhas do Caterham Seven. Em meados dos anos 60, Chapman começou a elaborar seu substituto, um carro tão distinto do Seven que acabou por não tirá-lo de linha. O novo modelo seria um cupê de estilo singular criado por Ron Hickman, diretor de engenharia da empresa.
O Lotus Europa havia sido concebido para a Ford competir nas 24 Horas de Le Mans, mas acabou sendo preterido em prol do GT40, da Lola. Dependendo do ângulo, o Europa parecia um cupê fastback, um três-volumes, uma panel van (perua de duas portas sem as janelas traseiras) ou até uma picape. Se na frente os traços eram arredondados e suaves, a traseira parecia implantada de outro modelo, com linhas retas. Na mecânica, mantinha-se a filosofia de Chapman, que pregava leveza e simplicidade, para que pudesse ser reparado em qualquer oficina. - portalsaofrancisco.com.br
The Real Thing |
Link: Lotus.Europa.Paper.Car.by.Takumi
No comments:
Post a Comment