 |
| In the Touristic Express page, click in this box to download the model: |
 |
| The Real Thing |
The
Touristic Express is a rail service was inaugurated
in April 18, 2009 by the Office of the Secretary of State for Transport Metros and by CPTM (
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Has the objective integrate points of tourist interest located along the railway mesh. The journey is made on board a train, formed by
two cars of stainless steel manufactured in Brazil in the 1950 and pulled by a locomotive diesel of
CPTM railway tracks.
O trem Expresso Turístico é formado por uma locomotiva a diesel, da CPTM, Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável,
Budd – Mafersa fabricados no Brasil nos anos 50. Cedidos pela
Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM. Eles pertenceram à Estrada de Ferro Araraquara (EFA), onde operaram a linha de longo percurso entre São Paulo (Estação da Luz), Campinas, Araraquara, São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul. A linha, popularmente conhecida como “Araraquarense”, foi construída originalmente em bitola métrica e aberta em
1898, ligando Araraquara a Itaquerê (atual Bueno de Andrada). Até
1955, só circulavam trens a vapor pela linha, com carros de madeira e composições que saiam de Araraquara. Com o alargamento da bitola, os trens começaram a sair da Luz. Nos anos
1960, quando foram adquiridos os carros
Budd-Mafersa, as viagens passaram a ser feitas com carros-dormitório e carros-restaurante. Na
Fepasa (
Ferrovia Paulista S.A.), esses carros trabalharam até meados de
1998, sendo os últimos trens de passageiros de longo percurso no estado de São Paulo. Os dois carros foram localizados e resgatados pela
ABPF em Rio Claro, em meados de
2005, sendo na época solicitada a guarda destes à
Rede Ferroviaria Federal SA (RFFSA). Em
2008, ambos foram cedidos para a
CPTM com a finalidade de servirem ao Expresso Turístico. Os carros são rebocados por locomotivas a diesel
ALCO RS-3, fabricadas no Canadá nos anos
1950 e que ainda servem à
CPTM nas atividades de manutenção e apoio à operação. As duas locomotivas foram preparadas pela
CPTM recebendo nova pintura e a logomarca do
Expresso Turístico.
Link: Brazilian.Touristic.Express.Paper.Model.by.CPTM.Expresso.Turístico
More Trains related posts:
Passenger-Carrying Coache - by Paper Camera - Vagão de Passageiros
Le Petit Train - by Agence Eureka - Pequeno Trem Francês
1936`s Locomotive D51 498 - by Canon Japan - Locomotiva Japonesa
German Vintage Locomotives - by Bastelbogen On Line