In the Touristic Express page, click in this box to download the model: |
The Real Thing |
The Touristic Express is a rail service was inaugurated in April 18, 2009 by the Office of the Secretary of State for Transport Metros and by CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Has the objective integrate points of tourist interest located along the railway mesh. The journey is made on board a train, formed by two cars of stainless steel manufactured in Brazil in the 1950 and pulled by a locomotive diesel of CPTM railway tracks.
O trem Expresso Turístico é formado por uma locomotiva a diesel, da CPTM, Alco RS-3 de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, Budd – Mafersa fabricados no Brasil nos anos 50. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados nas oficinas da CPTM. Eles pertenceram à Estrada de Ferro Araraquara (EFA), onde operaram a linha de longo percurso entre São Paulo (Estação da Luz), Campinas, Araraquara, São José do Rio Preto e Santa Fé do Sul. A linha, popularmente conhecida como “Araraquarense”, foi construída originalmente em bitola métrica e aberta em 1898, ligando Araraquara a Itaquerê (atual Bueno de Andrada). Até 1955, só circulavam trens a vapor pela linha, com carros de madeira e composições que saiam de Araraquara. Com o alargamento da bitola, os trens começaram a sair da Luz. Nos anos 1960, quando foram adquiridos os carros Budd-Mafersa, as viagens passaram a ser feitas com carros-dormitório e carros-restaurante. Na Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.), esses carros trabalharam até meados de 1998, sendo os últimos trens de passageiros de longo percurso no estado de São Paulo. Os dois carros foram localizados e resgatados pela ABPF em Rio Claro, em meados de 2005, sendo na época solicitada a guarda destes à Rede Ferroviaria Federal SA (RFFSA). Em 2008, ambos foram cedidos para a CPTM com a finalidade de servirem ao Expresso Turístico. Os carros são rebocados por locomotivas a diesel ALCO RS-3, fabricadas no Canadá nos anos 1950 e que ainda servem à CPTM nas atividades de manutenção e apoio à operação. As duas locomotivas foram preparadas pela CPTM recebendo nova pintura e a logomarca do Expresso Turístico.
Link: Brazilian.Touristic.Express.Paper.Model.by.CPTM.Expresso.Turístico
More Trains related posts:
Passenger-Carrying Coache - by Paper Camera - Vagão de Passageiros
Le Petit Train - by Agence Eureka - Pequeno Trem Francês
1936`s Locomotive D51 498 - by Canon Japan - Locomotiva Japonesa
German Vintage Locomotives - by Bastelbogen On Line
LINK PARA DOWNLOAD COM DEFEITO................
ReplyDeleteOlá, Jorgelitoral,
ReplyDeleteO link foi consertado. Para baixar clique no link normalmente e na página que abrir clique na foto dos trens com fundo vermelho para fazer o download do arquivo em formato PDF.
Muito obrigado pelo alerta e pela visita!
Cordialmente,
Mauther
Eu é que agradeço a atenção...............eu já baixei ,imprmi, e já montei..............obrigado mesmo...............um abraço..........
ReplyDeleteQualquer dúvida, ou um pedido de modelo em especial, ou ainda se achou algum paper que vale a pena ser postado, é só falar, Jorge.
ReplyDeletenovamente, obrigado pela visita!
Mauther
BOm dia como faço para ter acesso arquivo.
ReplyDeleteGrato