Friday, May 30, 2025

Ancient Egyptian Adobe Houses Paper Models - by Papermau
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Today I’m just sharing a few images, but next week I’ll post here on the blog some paper models I created, inspired by the simple and functional architecture of ancient Egyptian houses, like those we can see in the amazing game Assassin’s Creed Origins. 

These small buildings, with their sturdy appearance and well-defined geometric shapes, were based on images captured directly from the game, which in turn used real archaeological references to create an authentic look for its villages. 

These houses are built with adobe, an ancient material made from sun-dried clay. Their wide walls at the base, gently sloping inward toward the top, help keep the structure stable and maintain a cooler internal temperature, something essential in Egypt’s arid regions. 

The flat roofs often served as an extension of the living space, used for sleeping outdoors on hot nights or for everyday tasks like drying grains and other foods. 

The small windows placed high up on the walls allowed air circulation without letting in too much heat from the sun. 

An interesting detail is the stone steps at the entrance, which helped compensate for uneven terrain and protected against seasonal flooding from the Nile. 

Visually, the models feature textures that evoke natural wear over time — with peeling areas, small cracks, and openings in the walls. 

Some also have simple decorative bands near the roofline, recalling the Ptolemaic aesthetic: a period in Egyptian history when traditional culture was combined with Hellenistic influences. 

This type of construction was common in villages like Siwa, Fayum, and regions around Letopolis, all places featured in the game and impressively recreated by Ubisoft based on historical documents, excavations, and Egyptologists’ research. 

One of the most fascinating features of Assassin’s Creed Origins is the Discovery Tour, an interactive mode that turns the game into a living museum. In it, players can explore Ancient Egypt without combat, visiting historic sites and learning about architecture, customs, and daily life of that era. 

It’s possible to enter houses like the ones I modeled here and discover more about their materials, functions, and internal organization, all accompanied by explanations based on academic sources and historical research. 

Ubisoft’s collaboration with experts resulted in a richly detailed and authentic recreation. This model I created is a small tribute to that fantastic digital reconstruction of the past — a captivating blend of entertainment and education. 

With a bit of imagination, these paper houses can form a diorama representing a village along the Nile, inhabited by human figures, animals, and everyday scenes inspired by what can be seen and learned in the Discovery Tour.

Hoje deixo apenas algumas imagens, mas na próxima semana vou compartilhar aqui no blog alguns modelos de papel que criei, inspirando-me na arquitetura simples e funcional das casas egípcias antigas, como as que podemos ver no incrível jogo Assassin’s Creed Origins. 

Essas pequenas construções, de aparência robusta e formas geométricas bem definidas, foram baseadas em imagens capturadas diretamente do jogo, que, por sua vez, utilizou referências arqueológicas reais para compor o visual autêntico de seus vilarejos. 

Essas casas são construídas com adobe, um material milenar feito de barro seco ao sol. Suas paredes largas na base e levemente inclinadas em direção ao topo ajudam a manter a estrutura estável e a temperatura interna mais amena, algo essencial nas regiões áridas do Egito. 

Os telhados, planos, muitas vezes serviam como extensão do espaço habitável, usados para dormir ao ar livre nas noites quentes ou para tarefas do cotidiano, como secar grãos e outros alimentos. 

As janelas, pequenas e posicionadas no alto das paredes, permitiam a circulação de ar sem deixar entrar o calor excessivo do sol. 

Um detalhe curioso são os degraus de pedra na entrada, que ajudavam a compensar desníveis do terreno e protegiam contra eventuais inundações sazonais do Nilo. 

Visualmente, os modelos apresentam texturas que evocam o desgaste natural do tempo, com partes descascadas, pequenas fissuras e aberturas nas paredes. 

Alguns também trazem faixas decorativas simples próximas ao teto, remetendo à estética ptolomaica: um período da história egípcia em que elementos da cultura tradicional foram combinados com influências helênicas. 

Esse tipo de construção era comum em vilarejos como Siwa, Fayum e regiões ao redor de Letópolis, todos locais que aparecem no jogo e que foram recriados com impressionante fidelidade pela Ubisoft, com base em documentos históricos, escavações e análises de egiptólogos. 

Um dos recursos mais fascinantes de Assassin’s Creed Origins é o Discovery Tour, um modo interativo que transforma o jogo em um museu vivo. Nele, o jogador pode explorar o Egito Antigo sem combates, visitando locais históricos e aprendendo sobre a arquitetura, os costumes e o cotidiano das pessoas daquela época. 

É possível entrar em casas como essas que modelei aqui e descobrir mais sobre seus materiais, funções e organização interna, tudo acompanhado por explicações baseadas em fontes acadêmicas e pesquisas históricas. 

A colaboração da Ubisoft com especialistas resultou em uma recriação rica em detalhes e autenticidade. Esta maquete que criei é uma pequena homenagem a essa fantástica reconstrução digital do passado, uma mistura cativante de entretenimento e aprendizado. 

Com um pouco de imaginação, essas casinhas de papel podem compor um diorama que represente uma aldeia às margens do Nilo, habitada por figuras humanas, animais e cenas do cotidiano, inspiradas no que se vê e aprende no Discovery Tour.


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Thursday, May 29, 2025

Captain Robot - A Retro-Style Robot Paper Toy - by Robot Tairiku

This charming retro-style robot, Captain Robot, was created in 2001 by the Japanese designer Robot Tairiku (ロボット大陸). 

Around the early 2000s, he developed an entire collection of paper robots. Although his original website is no longer active, it can still be accessed through the Wayback Machine. 

Robot Tairiku's models stand out for their nostalgic look, inspired by classic sci-fi movie robots and tin toys from the 1950s and 1960s. 

While his website included plenty of written content, the author focused entirely on his creations, there is virtually no personal information available about him. Even so, his work lives on, preserved and shared by papercraft enthusiasts to this day. 

Below are a few excerpts translated directly from his original site: 

“The Robot Tairiku site is a project inspired by tin toy robots made with great ingenuity during Japan’s postwar reconstruction period, when materials were scarce. These toys, though expensive at the time, were mainly intended for children. 

In recent years, their beauty and craftsmanship have been rediscovered, and now they’re collected and displayed in glass cases. Since I can’t get my hands on the real ones, I decided to recreate them in papercraft form.” 

About Captain Robot, he wrote:

“This robot was inspired by classic sci-fi movies, especially those helper-type robots that occasionally appeared on screen. The goal was to create a familiar look, but with a personal twist. 

I wanted to represent that typical robot everyone imagines when they think of science fiction. Interestingly, the true inspiration came from Borotto, a character from the old anime Marude Dameo, specifically, from the obscure live-action version from the 1960s that hardly anyone knows about. 

I had hoped to make the head a bit larger, but the pattern layout didn’t allow it. Since the model isn’t meant to be an exact replica, 

I eyeballed the proportions. Small details, like the size and spacing of the eyes, can completely change the character’s expression, from friendly to slightly eerie! 

Designing this kind of figure is trickier than it looks. This model is easier to assemble than earlier ones. With a bit of patience and care, you’ll definitely get a great result. It comes in just one color, which might make it seem more understated. 

Still, it’s one of my favorite creations, and I wish it were more popular. Maybe the simpler appearance is because the chest doesn’t open to reveal internal mechanisms… If that’s the only reason, it’s a shame. After all, even the simplest robots have their charm.”

Este simpático robô em estilo retrô, o Capitão Robô, foi criado em 2001 pelo designer japonês Robot Tairiku (ロボット大陸). 

Ele desenvolveu uma coleção inteira de robôs de papel por volta dos anos 2000. Seu site original não está mais ativo, mas pode ser acessado através do Wayback Machine. 

Os modelos de Robot Tairiku se destacam pelo visual nostálgico, inspirado nos robôs clássicos dos filmes de ficção científica e brinquedos das décadas de 1950 e 1960. 

Embora tenha deixado muitos textos em seu site, o autor falava apenas sobre suas criações, não há praticamente nenhuma informação pessoal disponível sobre ele. Ainda assim, seus trabalhos continuam vivos, preservados e compartilhados por fãs de papercraft até hoje. 

A seguir, alguns trechos traduzidos diretamente de seu antigo site: 

"O site Robot Tairiku é um projeto inspirado nos robôs de brinquedo feitos de lata, criados com engenhosidade durante o período de reconstrução do pós-guerra no Japão. Esses brinquedos, embora caros na época, eram voltados para crianças. 

Nos últimos anos, sua beleza e qualidade foram redescobertas, tornando-se itens de colecionador. Como não consigo obter esses robôs, resolvi recriá-los em papercraft."

Sobre o Capitão Robô, ele comenta: 

"Este robô foi inspirado nos filmes clássicos de ficção científica, especialmente naqueles robôs serviçais que apareciam aqui e ali nas telonas. A ideia era criar uma aparência familiar, mas com um toque pessoal. 

A intenção era representar aquele robô típico que todo mundo imagina ao pensar em ficção científica. 

Curiosamente, a inspiração veio do Borotto, personagem do antigo anime Marude Dameo, mais precisamente da obscura versão live-action da década de 1960. 

Queria ter feito a cabeça um pouco maior, mas o espaço no molde não permitiu. Como o modelo não busca ser uma reprodução exata, as proporções foram ajustadas no olho.

Pequenos detalhes, como o tamanho e o espaçamento dos olhos, mudam totalmente a expressão,  de simpático a levemente ameaçador! Criar esse tipo de personagem é mais complicado do que parece. Este modelo está mais fácil de montar. 

Com paciência e atenção, você certamente vai conseguir um bom resultado. Ele vem em apenas uma cor, o que pode fazer com que pareça mais discreto. 

Ainda assim, é uma das minhas criações favoritas e gostaria que fosse mais popular. Talvez o visual simples se deva ao fato de o peito não abrir para revelar mecanismos internos... Se for só isso, é uma pena. Afinal, até os robôs mais simples têm seu charme."


Link:
Captain.Robot.A.Retro.Style.Robot.Paper.Toy.by.Robot.Tairiku


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Tuesday, May 27, 2025

Jason And The Argonauts - Seven Skeleton Warriors Papercraft
by UHU02

The Japanese papercraft master uhu02 is known for transforming classic movie scenes into incredibly detailed paper models, and one of his most memorable works is the diorama of the seven warrior skeletons from the film Jason and the Argonauts (1963), featuring special effects by the legendary Ray Harryhausen. 

I originally featured this model here on the blog back in 2013, but since many new readers have joined since then, and the model remains as impressive as ever, it’s definitely time to showcase it again.

Based on the iconic scene where magically animated skeletons battle the heroes, the model faithfully recreates the dark atmosphere and characters posed mid-battle.

It’s a perfect tribute to Harryhausen’s handcrafted stop-motion animation, where each skeleton was animated frame by frame over several months, creating moments that still captivate fans of practical effects today. 

On his blog you’ll find projects inspired by Star Wars, Star Trek, Blade Runner, Iron Man, Interstellar, and more. 

All crafted with an astonishing level of detail, often resembling collector’s items, but made entirely out of paper. 

One important thing to know is that uhu02 often publishes a model and only keeps it available for download for a limited time. 

He usually removes the links after a while, which makes his projects even more sought after by collectors and papercraft enthusiasts. 

The artist also keeps a low profile about his identity and rarely interacts directly with the public, preferring to let his work speak for itself. 

His ability to transform ordinary paper into replicas visually identical to collector’s pieces is admired worldwide. 

If you’re a fan of papercraft and pop culture, it’s definitely worth visiting his blog and following updates regularly, before the models disappear.

O mestre japonês do papercraft, uhu02, é conhecido por transformar cenas clássicas do cinema em modelos de papel incrivelmente detalhados, e um dos seus trabalhos mais memoráveis é o diorama dos sete esqueletos guerreiros do filme Jason and the Argonauts (1963), com efeitos especiais do lendário Ray Harryhausen. 

Eu já publiquei esse modelo aqui no blog em 2013, mas como muita gente nova chegou desde então e ele continua tão impressionante quanto antes, está mais que na hora de apresentá-lo novamente.

Baseado na icônica cena em que esqueletos animados por magia enfrentam os heróis, o modelo recria com fidelidade o ambiente sombrio e os personagens em pose de batalha. 

Uma homenagem perfeita ao stop-motion artesanal de Harryhausen, que animava quadro a quadro cada esqueleto durante meses, criando momentos que até hoje encantam fãs de efeitos práticos. 

No blog de UHU02 você encontra projetos inspirados em Star Wars, Star Trek, Blade Runner, Iron Man, Interstellar, entre outros. 

Todos com um nível de detalhe absurdo, parecendo peças de colecionador, só que feitas inteiramente de papel. 

Algo importante de saber é que o uhu02 frequentemente publica um modelo e o deixa disponível para download apenas por tempo limitado. 

Ele costuma retirar os links após algum período, o que torna seus projetos ainda mais cobiçados por colecionadores e entusiastas do papercraft. 

O artista também mantém uma postura discreta sobre sua identidade e raramente interage diretamente com o público, preferindo deixar que seus trabalhos falem por si. 

Sua habilidade em transformar papel comum em réplicas visualmente idênticas a peças de colecionador é admirada no mundo todo. 

Se você é fã de papercraft e de cultura pop, vale muito a pena visitar o blog e acompanhar as atualizações com frequência, antes que os modelos saiam do ar.


Link:
Jason.And.The.Argonauts.Seven.Skeleton.Warriors.Diorama.Papercraft.by.UHU02


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Monday, May 26, 2025

Multi-Level Parking Garage Display Shelf Papercraft In 1/64 Scale
by Marco Antonio Checa Funcke

My Peruvian friend Marco Antonio Checa Funcke, from the website Mustang Fan Peru, has already been featured here on the blog with some of his beautiful 1/64 scale stands and dioramas. 

Recently, he got in touch with me to share his latest creation: a five-story display shelf for 1/64 scale miniatures. 

Below is the message Marco sent me: 

"After a long time, I'm writing to show you a new papercraft design I just created. It's a five-level display shelf for 1/64 scale cars, decorated like a multi-level parking garage. 

I originally designed it on the fly, intending to finish it in time to take it to an event held on Sunday, April 27, in celebration of the 61st anniversary of the Ford Mustang. 

The actual anniversary was on April 17, but since that day was Holy Thursday, both the Sunday before and the Sunday after were part of Easter celebrations. 

Unfortunately, when I started assembling what should have been the final part of the model, I realized, far too late, that the design was unnecessarily complicated. Because of that, I couldn’t finish it in time for the event. I later made some changes to simplify it and avoid that kind of issue in the future. 

For personal reasons, I haven't been able to attend events and meetings as frequently as before. I can only go if they end early or take place somewhere near my home. 

Another setback I faced was the loss of many of my original papercraft files. They were stored on a hard drive that failed during the pandemic, right when we were in lockdown and I couldn’t go out, not even to buy a new drive to transfer the data. 

I was only able to preserve the PDF files that I had already uploaded to the internet. I still plan to recover the data from that drive, since, fortunately, the failure was in the electronic control circuits and not in the physical storage itself, which gives me hope that the content can still be saved. 

Now that I’ve resumed work with this new model, I also intend to finish other pending projects. Many of them already have several reference photos I took earlier, but I never got around to turning them into complete models." 

"Thank you so much, Marco,  it’s always a pleasure and an honor to feature your work here on the blog. I hope we can count on your creativity for many years to come, enriching our hobby. A big hug from Brazil!" – Mauther

Meu amigo peruano Marco Antonio Checa Funcke, do site Mustang Fan Peru, já foi apresentado aqui no blog com alguns de seus belos stands e dioramas na escala 1/64. 

Recentemente, ele entrou em contato comigo para mostrar sua mais nova criação: uma estante de cinco andares para miniaturas na mesma escala. 

Abaixo, segue o texto que o Marco me enviou: 

"Depois de muito tempo, escrevo para te mostrar um novo design em papercraft que acabei de criar. Trata-se de uma estante de cinco andares para carrinhos em escala 1/64, decorada como um estacionamento multinível. 

Originalmente, eu a desenhei de forma improvisada, com a intenção de finalizá-la a tempo de levá-la a um evento que aconteceu no domingo, 27 de abril, em comemoração aos 61 anos do Ford Mustang. 

O aniversário foi no dia 17 de abril, mas como caiu numa Quinta-feira Santa, tanto o domingo anterior quanto o seguinte estavam inseridos nas celebrações da Semana Santa. 

Infelizmente, quando fui montar o que deveria ser a última parte do modelo, percebi, já muito tarde, que o design estava desnecessariamente complicado. Por isso, não consegui finalizá-lo a tempo do evento. Depois disso, fiz algumas modificações para evitar esse tipo de problema no futuro. 

 Por motivos pessoais, não tenho conseguido participar de eventos e reuniões com a mesma frequência de antes. Só consigo comparecer quando terminam cedo ou acontecem em locais próximos à minha casa. 

Outro contratempo que enfrentei foi a perda de muitos dos meus arquivos originais de papercraft. Eles estavam armazenados em um disco rígido que falhou durante a pandemia, justamente quando estávamos em isolamento e eu não podia sair nem mesmo para comprar um HD novo e transferir os dados. 

Consegui preservar apenas os arquivos em PDF que já haviam sido carregados na internet. Ainda pretendo recuperar os dados desse disco, já que, felizmente, a falha ocorreu nos circuitos de controle eletrônico e não no armazenamento físico, o que me dá esperança de que o conteúdo possa ser salvo.

Agora que retomei os trabalhos com este novo modelo, pretendo também finalizar outros projetos que ficaram pendentes. Muitos deles já contam com diversas fotos de referência tiradas anteriormente, mas nunca chegaram a ser transformados em modelos completos." 

"Muito obrigado, Marco, é sempre um prazer e uma honra poder apresentar teus trabalhos aqui no blog. Espero poder contar com você por muitos anos enriquecendo nosso hobby. Um grande abraço desde o Brasil!" - Mauther


Link to the templates:
Multi.Level.Parking.Garage.In.1/64.Scale.by.Marco.A.C.Funcke.Templates





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Sunday, May 25, 2025

The Port City Of Osaka Papercraft Diorama For Kids - by Brother

Offered by the Japanese version of the Brother website, this charming papercraft set presents a delightful recreation of the port city of Osaka in a colorful, cartoon-like style that's perfect for children, and for adults who enjoy simple yet visually appealing urban dioramas. 

Among the available models, you'll find a variety of buildings, boats, the Yahataya Sports Park, an elevated train with its tracks, and even the Glion Classic Car Museum, all rendered in a friendly, stylized aesthetic that makes assembling them both fun and relaxing. Located in Japan’s Kansai region, Osaka is one of the country’s most important cities, both historically and economically. 

With origins dating back to the 4th century, the city grew around its natural harbor, eventually becoming a vital hub for trade and logistics. 

Today, the Port of Osaka is one of the busiest in the nation, featuring not only industrial areas and shipping terminals, but also popular attractions like the world-renowned Kaiyukan Aquarium and the Universal Studios Japan theme park. 

The city blends tradition and modernity in a unique way, with functional architecture made up of warehouses, docks, and industrial buildings, a rich source of visual inspiration for model makers, illustrators, and urban design enthusiasts. 

One of the city’s most notable public spaces is Yahataya Sports Park, located in the Minato-ku district. Established in 1923, the park is home to the Osaka Municipal Central Gymnasium, also known as Asue Arena Osaka, as well as the Osaka Pool, an Olympic-sized swimming facility that turns into an ice skating rink during the winter. 

With its spacious green areas, walking paths, and recreational spaces, the park is a favorite gathering spot for locals and a symbol of how modern urban life and community can thrive side by side. 

Another must-see destination in Osaka’s port area is the Glion Museum, a classic car museum housed in beautifully preserved red brick warehouses that also date back to 1923. 

Opened in 2015, the museum showcases around 80 vintage vehicles from around the world, including rare gems like the 1929 Rolls-Royce Phantom II and the legendary Toyota 2000GT. 

With its nostalgic atmosphere reminiscent of old industrial London or New York, the museum offers a complete experience that blends history, architecture, automotive culture, and fine dining, thanks to elegant on-site restaurants like the Akarenga Steak House and La Vie 1923. 

This papercraft set from Brother is a lovely way to explore and celebrate such a rich and fascinating part of Osaka. 

A city where past and future meet on every street corner, or, in this case, on every fold of paper.

Oferecido pela versão japonesa do site da fabricante Brother, este simpático conjunto de papercrafts apresenta uma encantadora recriação da cidade portuária de Osaka em estilo cartunesco, perfeito para crianças, e também para adultos que apreciam cenários urbanos com charme e simplicidade. 

Entre os modelos disponíveis, estão diversos edifícios, embarcações, o Parque Esportivo Yahataya, um trem urbano com trilhos elevados e até o Museu de Carros Clássicos Glion, tudo com aquele visual colorido e estilizado que torna a montagem divertida e leve. 

Localizada na região de Kansai, Osaka é uma das cidades mais importantes do Japão, tanto do ponto de vista histórico quanto econômico. Com raízes que remontam ao século IV, a cidade cresceu em torno de seu porto natural, tornando-se um polo comercial e logístico fundamental para o país. 

Hoje, o Porto de Osaka é um dos mais movimentados do Japão, abrigando não apenas áreas industriais e centros de carga, mas também atrações turísticas como o famoso Aquário Kaiyukan e o parque temático Universal Studios Japan. 

Combinando tradição e modernidade, a cidade exibe uma arquitetura funcional rica em armazéns, docas e edifícios industriais, servindo de inspiração visual para modelistas, ilustradores e entusiastas do design urbano em geral. 

Entre os locais públicos de destaque está o Parque Esportivo Yahataya, situado no distrito de Minato-ku. Criado em 1923, o parque abriga o Ginásio Central Municipal de Osaka, conhecido também como Asue Arena Osaka, além da Osaka Pool, uma piscina olímpica que se transforma em pista de patinação no inverno. 

Com áreas verdes, trilhas e espaços de lazer, o parque é um verdadeiro ponto de convivência entre esporte e natureza no coração da cidade. 

Outro ponto fascinante na região portuária é o Glion Museum, um museu de carros clássicos localizado em antigos armazéns de tijolos vermelhos que datam também de 1923. 

Inaugurado em 2015, o museu exibe cerca de 80 veículos vintage de várias partes do mundo, incluindo raridades como o Rolls-Royce Phantom II de 1929 e o icônico Toyota 2000GT. 

Com seu ambiente que remete às paisagens industriais de Londres ou Nova York, o museu oferece uma experiência completa que une história, arquitetura, automóveis e gastronomia, já que o complexo também abriga restaurantes elegantes como o Akarenga Steak House e o La Vie 1923. 

Esse conjunto de paper models da Brother é uma bela maneira de conhecer e homenagear essa região tão rica de Osaka. 

Uma cidade onde passado e futuro se encontram em cada esquina, ou, neste caso, em cada dobradura de papel.




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