Created by Japanese designers Soror Factory and Mitsui, commissioned by Canon website, here is a beautiful Rose Basket Pop-Up Card that is perfect for Mother`s Day.
Criado pelos designers japoneses Soror Factory e Mitsui, comissionados pelo site da Canon, eis aqui um belo Cartão em estilo Pop-Up de um Cesto de Rosas que é perfeito para o Dia das Mães.
When I started working on the Fenton Movie Theater papercraft, I decided to research common rooftop architectural elements, things like water tanks, skylights, and bulkheads (those small windowless structures with just a door that provide access to the roof).
While there was plenty of information and imagery available online, I couldn’t find any specific papercraft models of these elements, at least none that I came across.
So I decided to create my own, both for personal use and to share with anyone else who might be interested.
I built models of the three elements mentioned above, and for now, the only thing missing is a few ventilation units, but I’ll leave those for a future update.
As you can see in the photos, the papercrafts are very simple, made from basic geometric shapes. Still, thanks to the textures I applied, the final result turned out pretty convincing.
If you like them and want to build your own set of common rooftop structures, the download is easy and safe,hosted directly on Google Drive.
Quando comecei a trabalhar no papercraft do Fenton Movie Theater, decidi pesquisar na internet sobre elementos arquitetônicos comuns nos topos de prédios, tais como reservatórios de água, claraboias e volumes técnicos (aquelas pequenas estruturas sem janelas, com apenas uma porta, que dão acesso à cobertura).
Apesar de haver muitas imagens e informações sobre esses elementos, não encontrei modelos em papercraft específicos. Pelo menos, não que eu tenha achado.
Então resolvi criar os meus próprios modelos, tanto para uso pessoal quanto para compartilhar com quem também se interessar pelo tema.
Modelei os três elementos citados acima e, por enquanto, ficaram faltando apenas algumas estruturas de ventilação, mas isso deixo para uma próxima etapa.
Como vocês podem ver pelas imagens, os papercrafts são bem simples, compostos de formas geométricas básicas. No entanto, com as texturas aplicadas, o resultado final ficou até bastante convincente.
Se você gostou e quer montar seus próprios elementos típicos de coberturas de prédios, o download é fácil e seguro, direto pelo Google Drive.
Created by Japanese designer and modeler Moyobu and originally shared on the Pepakura Gallery community, this detailed paper model of the Grease Bock robot spans fifteen printed pages and comes in .PDO format, compatible with the Pepakura Viewer (download link at the end of this post).
Grease Bock is one of the playable Virtuaroids from the classic Cyber Troopers Virtual-On series developed by SEGA.
It appears in titles such as Virtual-On: Cyber Troopers and Virtual-On Marz. With its bulky frame and heavy firepower, it's the perfect mecha for players who enjoy long-range combat, even if it means sacrificing speed.
For those unfamiliar, Virtual-On is a 3D arena action game series featuring fast-paced one-on-one battles between giant robots.
It was a hit in arcades during the 1990s and was later ported to the Sega Saturn, Dreamcast, PS2, Xbox 360, and PS4 (the last one only in Japan).
Gameplay is quick and strategic, with each Virtuaroid featuring its own set of weapons and fighting style.
The robot designs, by the way, are a visual treat, with art direction by Hajime Katoki, well-known for his work on the Gundam franchise.
First released in 1995, Virtual-On stood out thanks to its futuristic visuals, intense battles, and unique control scheme, in arcades, the game was played using twin sticks, simulating the feeling of piloting a real mecha.
If you're a fan of classic videogame robots and looking for a fun papercraft challenge, Grease Bock is a great choice.
To view and build the model, you'll need the free version of Pepakura Viewer (link to download right below, at the end of this post).
Criado pelo designer e modelista japonês Moyobu e originalmente publicado na comunidade Pepakura Gallery, este detalhado modelo em papel do robô Grease Bock ocupa quinze folhas impressas e está no formato .PDO, compatível com o Pepakura Viewer (link para download no final do post).
O Grease Bock é um dos Virtuaroids jogáveis da clássica série Cyber Troopers Virtual-On, desenvolvida pela SEGA.
Ele aparece em títulos como Virtual-On: Cyber Troopers e Virtual-On Marz. Com visual robusto e armamento pesado, é o tipo de mecha ideal para quem gosta de combate à distância com bastante poder de fogo, mesmo que isso signifique abrir mão de velocidade.
Para quem não conhece, Virtual-On é uma série de jogos de ação 3D com combates em arena, sempre no formato duelo 1 contra 1 entre robôs gigantes.
Foi sucesso nos arcades nos anos 90 e teve versões para Sega Saturn, Dreamcast, PS2, Xbox 360 e PS4 (essa última apenas no Japão).
A jogabilidade é rápida e estratégica, e cada Virtuaroid tem armas e estilo próprios. O visual dos robôs, aliás, é um show à parte, com direção de arte de Hajime Katoki, conhecido pelos seus trabalhos em Gundam.
Lançado pela primeira vez em 1995, Virtual-On se destacou pelo visual futurista, batalhas intensas e controles únicos, no arcade, o jogo usava dois manches analógicos, como se você estivesse pilotando um verdadeiro mecha.
Se você curte robôs clássicos dos videogames e quer um bom desafio em papel, o Grease Bock é uma excelente pedida.
Para visualizar e montar o modelo, é necessário o Pepakura Viewer Versão Gratuita (link para download logo abaixo).
Diego Ras, the creator of the video game Raccoo Venture, is also the designer behind this charming paper toy of Raccoo, the game’s lovable raccoon hero and playable character.
About the paper toy, Diego said:
“Imagine holding in your hands an adorable miniature version of our beloved raccoon hero!
Now that’s possible thanks to an exclusive PDF that includes all the instructions and pieces you need to assemble your very own papertoy. Cut it out, build it, and have fun beyond the screen.”
Raccoo Venture is a 3D platformer developed by the Brazilian indie studio Fat Panda Games. Strongly inspired by classics like Banjo-Kazooie, Spyro the Dragon, and Super Mario 64, the game invites players on a nostalgic and delightful journey.
As Raccoo, you must recover stolen relics from your world while facing enemies across colorful levels filled with puzzles, challenges, and tons of collectibles.
With its vibrant visuals, expressive characters, and light-hearted humor, Raccoo Venture captures the spirit of the golden age of platformers. The game was officially released in December 2023 for PC and consoles.
Diego Ras is a Brazilian solo developer who created the game entirely on his own. Before diving into game development, he worked in the advertising industry, though his passion for video games goes way back.
With support from college courses and plenty of self-taught knowledge from the internet, he set out to turn his dream into reality.
Diego is known for starting his projects with pen and paper, believing this method offers quicker and more dynamic creative results during the concept phase.
Only after he’s happy with the initial sketches does he move to the digital stage. This process played a key role in designing the levels and puzzles of Raccoo Venture.
Today, Diego remains fully engaged in the Raccoo universe, gathering player feedback and exploring ideas for future expansions—or even a sequel.
Diego Ras, criador do videogame Raccoo Venture, também é o autor deste simpático paper toy do personagem jogável Raccoo, o carismático guaxinim herói do jogo.
Sobre o paper toy, Diego disse: - “Imagine segurar em suas mãos uma versão miniatura muito fofa do nosso querido herói guaxinim?
Agora isso é possível com um PDF exclusivo que contém todas as instruções e peças necessárias para montar seu papertoy. Recorte, monte e divirta-se além dos limites da tela.”
Raccoo Venture é um jogo de plataforma 3D desenvolvido pelo estúdio brasileiro Fat Panda Games.
Com uma forte inspiração nos clássicos do gênero como Banjo-Kazooie, Spyro the Dragon e Super Mario 64, o jogo convida o jogador a embarcar em uma jornada nostálgica e cheia de charme.
No comando de Raccoo, você deve recuperar relíquias roubadas de seu mundo, enfrentando inimigos em fases vibrantes repletas de quebra-cabeças, desafios e muitos itens colecionáveis.
Com visual colorido, personagens expressivos e um humor leve, Raccoo Venture resgata a essência dos jogos de plataforma da era dourada. O título foi lançado oficialmente em dezembro de 2023 para PC e consoles.
Diego Ras é um desenvolvedor independente brasileiro que criou o jogo sozinho. Antes de entrar no mundo do desenvolvimento de games, trabalhou na área de publicidade, embora seu interesse por videogames seja antigo.
Com o apoio de cursos na faculdade e muito aprendizado autodidata pela internet, ele decidiu transformar sua paixão em realidade.
Conhecido por iniciar seus projetos com papel e lápis,
Diego acredita que esse método proporciona respostas rápidas e criativas na fase de concepção. Só depois de se sentir satisfeito com o que está no papel é que ele parte para o digital.
Esse processo foi essencial na criação dos níveis e dos quebra-cabeças de Raccoo Venture.
Atualmente, ele segue dedicado ao universo de Raccoo, reunindo feedback da comunidade e avaliando possibilidades para futuras expansões ou até uma continuação do jogo.
"Folds of fun with Mario! You can create a paper-crafted scene from the Paper Mario: The Origami King game for the Nintendo Switch system.
Or you can hide the paper Toad pieces around the room for a friend to find, just like Mario searches for Toads hidden throughout the game!" - Play Nintendo
Paper Mario™: The Origami King is a role-playing adventure game released for the Nintendo Switch in 2020.
In it, Mario faces King Olly, an origami villain who wants to fold the entire world to his will. The game features a mix of paper-themed visuals, exploration, puzzles, and a unique ring-based battle system.
It’s known for its colorful art style, witty humor, and charming characters, including Olivia, Olly’s sister, who helps Mario.
While it leans more toward adventure than traditional RPG mechanics, it’s praised for its creativity, music, and visual design.
"Muita diversão com o Mario! Você pode criar um cenário de papel do jogo Paper Mario: The Origami King para o Nintendo Switch.
Ou pode esconder as peças de papel dos Toads pela sala para um amigo encontrar, assim como o Mario procura os Toads escondidos pelo jogo!" - Play Nintendo
Paper Mario: The Origami King é um jogo de RPG e aventura da Nintendo, lançado para o Nintendo Switch em 2020.
Nele, Mario enfrenta o Rei Olly, um vilão feito de origami que quer dobrar o mundo inteiro ao seu gosto.
O jogo mistura gráficos em estilo papel com mecânicas de exploração, quebra-cabeças e um sistema de combate baseado em anéis rotatórios.
O visual é colorido e criativo, com muito humor e personagens carismáticos, incluindo a aliada Olivia, irmã do vilão.
Apesar de ser mais focado em aventura do que em elementos tradicionais de RPG, é elogiado pela direção de arte, trilha sonora e originalidade.
I saw on a Chinese retail website an object that simulated a corridor full of picture frames, but it was actually a kind of pyramid with a flattened top that, when viewed from above, gave the impression of depth.
The frames on the walls, as well as the ceiling and floor, were printed on the sides of this pyramid, but when you cover one eye and look at the pyramid from the top, you see, instead of a pyramid, a long corridor.
The most interesting part is that, by moving the object up, down, or sideways, one side of the corridor disappears, and the sense of depth becomes even greater.
Since I didn’t know how to properly explain this effect, I turned to Grok (using the text I wrote above), and it responded with this:
"This is fascinating! The object you described is a classic example of an optical illusion based on anamorphosis or, more specifically, a truncated pyramid with anamorphic projection.
This type of object exploits human visual perception to create the illusion of depth and perspective, such as a corridor full of picture frames, from a seemingly simple three-dimensional structure.
I’ll explain how it works and why you observe these effects, including what happens when you cover one eye or move the object.
How does the illusion work?
Physical Structure of the Object - The object is a truncated pyramid (or frustum), with a flattened top, usually made of a material like acrylic, plastic, or cardboard.
The lateral faces of this pyramid (the four slanted walls) are printed with distorted images of a corridor, including picture frames on the walls, ceiling, and floor.
These images are designed using a technique called anamorphosis, which distorts the image so that it only appears correct when viewed from a specific angle or point of view, in this case, from above, looking directly at the flattened top of the pyramid.
Anamorphosis and Perspective - Anamorphosis is an artistic technique dating back to the Renaissance, used by artists like Hans Holbein to create images that look "normal" only from a specific point of view.
In the case of the pyramid, the images printed on the sides are stretched and distorted so that, when you look from above, they visually align to form the illusion of a deep corridor.
Each face of the pyramid represents a part of the corridor (for example, the left and right walls, ceiling, and floor).
The human brain interprets these distorted images as a scene with linear perspective, as if you were looking at a real corridor with depth.
Why does covering one eye intensify the illusion? - Human vision is binocular, meaning we use both eyes to perceive depth (stereopsis).
When you cover one eye, you eliminate binocular vision, forcing the brain to rely solely on monocular visual cues, such as perspective, relative size, and shading.
In the case of the pyramid, covering one eye makes the brain depend entirely on the anamorphic perspective projected on the object’s faces.
This "tricks" the brain even more, making the corridor illusion seem more convincing, as it lacks conflicting depth information provided by binocular vision.
Additionally, when looking directly from above, the flattened top of the pyramid (which may be a small opening or surface) acts as a "vanishing point" for the perspective, reinforcing the sense of a corridor stretching far away.
Why is the effect so impressive? - The success of this illusion depends on a few factors:
.Exploitation of visual perception: The human brain is programmed to interpret visual cues, such as converging lines, as signs of depth. The pyramid takes advantage of this, creating a false linear perspective.
.Specific viewpoint: The illusion works best when you align your eye exactly with the top of the pyramid, where the distorted images "reconstruct" into a coherent scene.
.Dynamic interaction: The movement of the object or your head adds a layer of realism, as the corridor seems to respond to changes in perspective, as it would in a real space."
Well, after this lesson from Grok, all that’s left is to share the link to download the papercraft (there are two versions on the PDF).
I believe that, since it’s quite easy to assemble (just a few straight cuts and some folds), it could be useful for school projects or as a curiosity.
Eu vi em um site de varejo chinês um objeto que simulava um corredor cheio de quadros, mas que na verdade era uma espécie de pirâmide com a ponta achatada que quando vista de cima, dava a impressão de profundidade.
Os quadros nas paredes, assim como o teto e o piso estavam impressos nas laterias dessa pirâmide, mas quando você tapa um dos olhos e mira a pirâmide a partir do topo, vê, ao invés de uma pirâmide, um longo corredor.
O mais interessante é que, movendo o objeto para cima, para baixo ou para os lados, um dos lados do corredor some e a sensação de profundidade é maior ainda.
Eu achei tão interessante que resolvi criar minha própria versão desse intrigante objeto (fotos e video deste post e download no final do post).
Como eu não sei como explicar direito esse efeito, recorri ao Grok (usei o texto que escrevi acima) e ele me respondeu assim:
"Isso é fascinante! O objeto que você descreveu é um exemplo clássico de uma ilusão óptica baseada em anamorfose ou, mais especificamente, uma pirâmide truncada com projeção anamórfica.
Esse tipo de objeto explora a percepção visual humana para criar a ilusão de profundidade e perspectiva, como um corredor cheio de quadros, a partir de uma estrutura tridimensional aparentemente simples.
Vou explicar como isso funciona e por que você observa esses efeitos, incluindo o que acontece ao tapar um olho ou mover o objeto.
Como funciona a ilusão?
Estrutura Física do Objeto - O objeto é uma pirâmide truncada (ou frustum), com a ponta achatada, geralmente feita de um material como acrílico, plástico ou papelão.
As faces laterais dessa pirâmide (as quatro paredes inclinadas) são impressas com imagens distorcidas de um corredor, incluindo quadros nas paredes, teto e piso.
Essas imagens são projetadas usando uma técnica chamada anamorfose, que distorce a imagem de forma que ela só aparece correta quando vista de um ângulo ou ponto de vista específico, neste caso, de cima, olhando diretamente para o topo achatado da pirâmide.
Anamorfose e Perspectiva - A anamorfose é uma técnica artística que remonta ao Renascimento, usada por artistas como Hans Holbein para criar imagens que parecem "normais" apenas de um ponto de vista específico.
No caso da pirâmide, as imagens impressas nas laterais são estiradas e distorcidas de forma que, quando você olha de cima, elas se alinham visualmente para formar a ilusão de um corredor profundo.
Cada face da pirâmide representa uma parte do corredor (por exemplo, parede esquerda e direita, teto e piso).
O cérebro humano interpreta essas imagens distorcidas como uma cena com perspectiva linear, como se você estivesse olhando para um corredor real com profundidade.
Por que tapar um olho intensifica a ilusão? - A visão humana é binocular, o que significa que usamos os dois olhos para perceber profundidade (estereopsia).
Quando você tapa um olho, elimina a visão binocular, forçando o cérebro a confiar apenas em pistas visuais monoculares, como perspectiva, tamanho relativo e sombreamento.
No caso da pirâmide, tapar um olho faz com que o cérebro dependa exclusivamente da perspectiva anamórfica projetada nas faces do objeto.
Isso "engana" o cérebro ainda mais, fazendo com que a ilusão do corredor pareça mais convincente, já que ele não tem informações conflitantes de profundidade fornecidas pela visão binocular.
Além disso, ao olhar diretamente de cima, o topo achatado da pirâmide (que pode ser uma pequena abertura ou superfície) atua como um "ponto de fuga" para a perspectiva, reforçando a sensação de um corredor que se estende para longe.
Por que o efeito é tão impressionante? - O sucesso dessa ilusão depende de alguns fatores:
.Exploração da percepção visual: O cérebro humano é programado para interpretar pistas visuais, como linhas convergentes, como sinais de profundidade. A pirâmide usa isso a seu favor, criando uma falsa perspectiva linear.
.Ponto de vista específico: A ilusão funciona melhor quando você alinha seu olho exatamente com o topo da pirâmide, onde as imagens distorcidas se "reconstroem" em uma cena coerente.
.Interação dinâmica: O movimento do objeto ou da sua cabeça adiciona uma camada de realismo, já que o corredor parece responder às mudanças de perspectiva, como aconteceria em um espaço real.
Bem, depois dessa aula do Grok, só me resta postar o link para baixar o papercraft (há duas versões no PDF).
Eu creio que, como é bem fácil de montar (apenas alguns cortes retos e algumas dobras), possa ser útil para trabalhos escolares ou como curiosidade."