|
Maquete Of The Real Thing |
Nuestra Señora de Atocha ("Our Lady of Atocha") was the most famous of a fleet of
Spanish ships that sank in
1622 off the
Florida Keys while carrying copper, silver, gold, tobacco, gems, jewels, jewelry and indigo from
Spanish ports at
Cartagena, Colombia, Porto Bello in
New Granada and
Havana bound for
Spain. The ship was named for the parish of
Atocha in Madrid. An unfortunate series of complications kept the
Atocha in
Veracruz before she could rendezvous in
Havana with the vessels of the
Tierra Firme (Mainland) Fleet. After still more delays in
Havana, what was ultimately a 28-ship convoy did not manage to depart for Spain until September 4, 1622, six weeks behind schedule.
On September 6, the
Atocha was driven by a severe hurricane onto the coral reefs near the
Dry Tortugas, about 35 miles (56 kilometers) west of
Key West. With her hull badly damaged, the vessel quickly sank, drowning everyone on board except for three sailors and two slaves. -
Wikipedia
|
Gun of the Nuestra Señora de Atocha | | |
O Nossa Senhora de Atocha era um típico galeão espanhol do início do
século XVII, com um castelo de popa alto, meia-nau baixa e castelo de proa também elevado. Fora construído em
1620 em
Havana para a coroa espanhola tendo apenas feito uma viagem até a metrópole. O seu nome fora a maneira encontrada de fornecer uma proteção adicional haja vista ser a denominação de um grande centro da fé cristã na Espanha!
Um fato curioso, quase como um mau presságio do que o aguardava em um futuro próximo, foi que o mastro principal nessa sua primeira viagem quebrou!
|
Authentic Spanish Reale From Atocha |
O
Atocha foi carregado com 22 toneladas em lingotes de prata, lingotes e discos de ouro, canhões de bronze, lingotes de cobre, 525 fardos de tabaco e muitos outros objetos preciosos contrabandeados que não estavam relacionados no conhecimento de embarque! Os demais navios também estavam muito carregados com preciosidades! Perolas da
Venezuela, prata do
Peru. Um tesouro de valor incalculável mesmo para os dias de hoje! No domingo,
4 de setembro de 1622, com o clima quase perfeito, a decisão foi tomada e a frota zarpou rumo a
Espanha. Os vinte e oito navios da frota combinada levantaram âncora e em fila única aproando para o norte rumo a
Flórida para aproveitar a correntes do Golfo.O
Atocha assumiu a sua posição atribuída na parte traseira. No início da noite, ventos vindos de nordeste começaram a aumentar de intensidade ficando muito mais forte durante a noite. Ao amanhecer o mais seguro seria procurar a refugio no
Golfo do México. Infelizmente para o
Nuestra Señora de Atocha, N. S. del Rosario, Santa Margarita e outras duas embarcações menores isso não foi possível. Por estarem no final do comboio, receberam todo o impacto da tempestade! Com as suas velas reduzidas a farrapos, os mastros e aparelhos destruídos, os navios foram arremessados sobre os recifes. Todos os cinco navios que foram perdidos! O
Atocha sendo levantado no alto de uma onda bateu violentamente em um recife de coral afundando rapidamente ao fazer água e ser puxado para o fundo pelo peso de sua preciosa carga. -
artimanha.com.br
Link: The.Atocha.Ship.by Atocha.Treasury.Company.Nau.Espanhola
If you want to know more about Atocha and her treasure, take a look at this site:
The Ghost Galleons - Story Of Atocha And Santa Margarita
Se você quiser saber mais sobre o Atocha e seu fabuloso tesouro, dê uma olhada neste site:
Breve História Do Nuestra Senõra De Atocha - por Artimanha Modelismo
No comments:
Post a Comment