Saturday, October 1, 2011

The Atocha Ship - by Atocha Treasury Company - Nau Espanhola

Photobucket


Photobucket
Maquete  Of  The Real Thing
Nuestra Señora de Atocha ("Our Lady of Atocha") was the most famous of a fleet of Spanish ships that sank in 1622 off the Florida Keys while carrying copper, silver, gold, tobacco, gems, jewels, jewelry and indigo from Spanish ports at Cartagena, Colombia, Porto Bello in New Granada and Havana bound for Spain. The ship was named for the parish of Atocha in Madrid. An unfortunate series of complications kept the Atocha in Veracruz before she could rendezvous in Havana with the vessels of the Tierra Firme (Mainland) Fleet. After still more delays in Havana, what was ultimately a 28-ship convoy did not manage to depart for Spain until September 4, 1622, six weeks behind schedule. On September 6, the Atocha was driven by a severe hurricane onto the coral reefs near the Dry Tortugas, about 35 miles (56 kilometers) west of Key West. With her hull badly damaged, the vessel quickly sank, drowning everyone on board except for three sailors and two slaves. - Wikipedia


Photobucket
Gun of the Nuestra Señora de Atocha

O Nossa Senhora de Atocha era um típico galeão espanhol do início do século XVII, com um castelo de popa alto, meia-nau baixa e castelo de proa também elevado. Fora construído em 1620 em Havana para a coroa espanhola tendo apenas feito uma viagem até a metrópole. O seu nome fora a maneira encontrada de fornecer uma proteção adicional haja vista ser a denominação de um grande centro da fé cristã na Espanha! Um fato curioso, quase como um mau presságio do que o aguardava em um futuro próximo, foi que o mastro principal nessa sua primeira viagem quebrou!




Photobucket
Authentic Spanish  Reale From Atocha
O Atocha foi carregado com 22 toneladas em lingotes de prata, lingotes e discos de ouro, canhões de bronze, lingotes de cobre, 525 fardos de tabaco e muitos outros objetos preciosos contrabandeados que não estavam relacionados no conhecimento de embarque! Os demais navios também estavam muito carregados com preciosidades! Perolas da Venezuela, prata do Peru. Um tesouro de valor incalculável mesmo para os dias de hoje! No domingo, 4 de setembro de 1622, com o clima quase perfeito, a decisão foi tomada e a frota zarpou rumo a Espanha. Os vinte e oito navios da frota combinada levantaram âncora e em fila única aproando para o norte rumo a Flórida para aproveitar a correntes do Golfo.O Atocha assumiu a sua posição atribuída na parte traseira. No início da noite, ventos vindos de nordeste começaram a aumentar de intensidade ficando muito mais forte durante a noite. Ao amanhecer o mais seguro seria procurar a refugio no Golfo do México. Infelizmente para o Nuestra Señora de Atocha, N. S. del Rosario, Santa Margarita e outras duas embarcações menores isso não foi possível. Por estarem no final do comboio, receberam todo o impacto da tempestade! Com as suas velas reduzidas a farrapos, os mastros e aparelhos destruídos, os navios foram arremessados sobre os recifes. Todos os cinco navios que foram perdidos! O Atocha sendo levantado no alto de uma onda bateu violentamente em um recife de coral afundando rapidamente ao fazer água e ser puxado para o fundo pelo peso de sua preciosa carga. - artimanha.com.br


Link: The.Atocha.Ship.by Atocha.Treasury.Company.Nau.Espanhola


If you want to know more about Atocha and her treasure, take a look at this site:

The Ghost Galleons - Story Of Atocha And Santa Margarita

Se você quiser saber mais sobre o Atocha e seu fabuloso tesouro, dê uma olhada neste site:

Breve História Do Nuestra Senõra De Atocha - por Artimanha Modelismo

No comments:

Post a Comment