The Nakashibetsu City Museum offers papercraft models of the Tohoro and Kamibusa train stations through its official Facebook page.
The images featured in this post show the Tohoro Station model. Unfortunately, I wasn’t able to find photos of the Kamibusa Station model, but both papercrafts are nearly identical, differing mainly in the design of the front façade.
When you visit the museum’s Facebook page, you’ll find two separate links—one for each station. I tested the links on different days and, on some occasions, the images didn’t load right away.
However, the files are active. It seems that the server may occasionally become overloaded, but by refreshing the page a few times, the images and downloads should work normally.
Tatsuka Station was inaugurated on November 10, 1927, and remained in operation until April 29, 1989, when it was officially closed along with the entire JR Shibetsu Line in Hokkaido.
Located in the city of Nakashibetsu, it was a small, local-use station serving rural residents and students. With a single side platform and no permanent staff in its final years, Tatsuka reflected the quiet, simple lifestyle of Japan’s countryside.
During the region’s harsh winters, it was common for residents to rely on t... Kamibusa Station, opened a bit earlier on October 15, 1925, also had its services terminated on the same day as Tatsuka.
Located in a higher area of the former village of Busa (kami means upper in Japanese), Kamibusa was even more isolated, with very few passengers. During winter, it was often hit by heavy snowstorms, making train travel difficult.
Despite its modesty, the station was captured in a few rare photographs from the 1950s during the steam train era, giving it a certain historical value.
Both Tatsuka and Kamibusa disappeared quietly from the map with the discontinuation of the Shibetsu Line, a direct result of rural depopulation, declining passenger numbers, and the growing reliance on automobiles.
Today, only memories and traces of the old infrastructure remain, often overtaken by vegetation or converted into small local roads.
O Museu da Cidade de Nakashibetsu disponibiliza, por meio de seu perfil oficial no Facebook, modelos de papercraft na escala 1/150 das estações de Tohoro e Kamibusa, ambas localizadas no Japão.
As imagens que ilustram esta postagem mostram o modelo da estação de Tohoro. Infelizmente, não encontrei fotos do modelo correspondente à estação de Kamibusa, mas os dois papercrafts são praticamente idênticos, diferenciando-se basicamente na fachada frontal.
Ao acessar o perfil do museu, você verá dois links, um para cada estação. Testei os links em dias diferentes e, em algumas ocasiões, as imagens não carregaram de imediato. No entanto, os arquivos estão ativos.
Parece que, às vezes, o carregamento sofre instabilidade, possivelmente por excesso de acessos. Com algumas atualizações de página, é possível visualizar as imagens e fazer o download normalmente.
A Estação Tatsuka foi inaugurada em 10 de novembro de 1927 e permaneceu em operação até 29 de abril de 1989, data em que foi oficialmente desativada junto com toda a Linha JR Shibetsu, em Hokkaido.
Localizada na cidade de Nakashibetsu, era uma pequena estação de uso essencialmente local, atendendo moradores da zona rural e estudantes. Com uma única plataforma lateral e sem funcionários permanentes nos últimos anos, Tatsuka refletia o cotidiano simples e silencioso do interior japonês.
Durante os rigorosos invernos da região, era comum que os moradores utilizassem os trens como principal meio de transporte, compondo uma cena que hoje parece saída de outro tempo.
A Estação Kamibusa, inaugurada um pouco antes, em 15 de outubro de 1925, também teve suas atividades encerradas no mesmo dia que Tatsuka.
Situada em uma área mais elevada da antiga vila de Busa (kami significa superior em japonês), Kamibusa era ainda mais isolada, com baixo fluxo de passageiros. No inverno, era frequentemente atingida por fortes nevascas, o que dificultava o tráfego ferroviário.
Apesar de sua modéstia, a estação foi registrada em algumas raras fotografias dos anos 1950, ainda na era dos trens a vapor, conferindo-lhe um valor histórico especial.
Tanto Tatsuka quanto Kamibusa desapareceram silenciosamente do mapa com a extinção da Linha Shibetsu, consequência direta do êxodo rural, da queda no número de passageiros e da crescente dependência de automóveis.
Hoje, restam apenas memórias e traços da antiga infraestrutura, muitas vezes engolidos pela vegetação ou transformados em discretas estradas vicinais.


