The Morane-Saulnier N, also known as the Morane-Saulnier Type N, was a French monoplane fighter aircraft of the First World War. Designed and manufactured by Morane-Saulnier, the Type N entered service in April 1915 with the Aéronautique Militaire designated as the MS.5C.1. It also equipped four squadrons of the Royal Flying Corps, in which it was designated the Bullet and was operated in limited numbers by the 19th Squadron of the Imperial Russian Air Force. While the Type N was a graceful-looking aircraft and utilised an advanced, aerodynamic design, it was not easy to fly due to its stiff controls (using wing warping instead of ailerons) and high landing speed. The Type N mounted a single unsynchronized forward-firing machine gun (either a .303-in Vickers or 7.9 mm Hotchkiss) which used the deflector wedges, first demonstrated on the Morane-Saulnier Type L, in order to fire through the propeller arc. A large metal "casserolle" spinner designed to streamline the aircraft caused the engines to overheat because the spinner deflected air away from the engine. In 1915, the spinner was removed from the design and no more overheating problems were found. The removal of the spinner caused very little loss in performance. The Type N was not particularly successful. Only 49 aircraft were built and it was quickly rendered obsolete by the pace of aircraft development. - Wikipedia
The Real Thing |
Morane-Saulnier foi uma fábrica francesa de aeronaves constituída por Raymond Saulnier (1881-1964) e os irmãos Morane, Leon (1885-1918) e Robert (1886-1968). A empresa originou-se em outubro de 1911, e manteve-se em atuação até a década de sessenta. A primeira aeronave produzida foi o Modelo A, uma versão melhorada de um monoplano fabricado pela antiga empresa de Morane, também conhecida por Morane-Borel. Com esse aeroplano Jules Védrines venceu a corrida Paris-Madrid em 26 de maio de 1911. O sucesso comercial ocorreu com o projeto do Morane-Saulnier L, o qual foi usado como caça no início da Primeira Guerra Mundial. Morane-Saulnier trabalhou com Roland Garros para desenvolver um sistema que permitisse disparar uma metralhadora através da hélice. Inicialmente o mecanismo não funcionou bem e muitas vezes a arma causava danos às helices, entretanto, com a posterior adaptação de uma proteção metálica, o sistema mostrou-se satisfatório, ocasionando uma significativa vantagem nos combates aéreos. A empresa produziu diversos modelos com base nessa concepção, porém em 1915 a aeronave estava superada pelo desenvolvimento de novos biplanos. No entanto um projeto sobreviveu à guerra: o LMS Parasol, um aperfeiçoamento do Modelo L com as asas movidas para cima da fuselagem; o que permitia uma maior visibilidade do piloto.
No final dos anos vinte e no início dos anos trinta, foram produzidas diversas aeronaves de combate; tais como a Parasol MS230 e a MS315, mas todas eram limitadas no desempenho e foram relegadas para a função de treinamento. O fabricante então modernizou-se e passou a produzir o MS406, que acabou sendo adotado pela Força Aérea Francesa; tornando-se um dos caças mais produzidos até o início da Segunda Guerra Mundial. Infelizmente essa aeronave já estava superada em 1940, e não foi páreo para o então moderno Messerschmitt Bf 109 alemão. Depois da guerra a Morane-Saulnier produziu aviões civis de treinamento. O mais conhecido foi o bem sucedido Rallye STOL de quatro lugares, semi-acrobático. - Wikipedia
Link: WWI`s.Morane.Saulnier.Typ.N.Aircraft.In.1/33.Scale.by.Modele.Kartonowe
More WWI`s Aircraft Paper Models related posts:
René Fonck`s Spad XIII WWI Aircraft - by Patrick Pasques
Sopwith F.1 Camel WW1 Plane - by Kota - Avião Biplano WW1
Triplane Fokker Dr I - by Recortecole - Avião Triplano - WWI
Albatros DrII WWI Plane - by Paper Inside - Avião da Primeira Guerra