Friday, September 9, 2011

Kirigami - Origamic Architeture - by S-Sekkei

Photobucket
You can download this model and the step-by-step to build this in the link at the end of this post.


Kirigami is a variation of origami that includes cutting of the paper (from Japanese "kiru" = to cut, "kami" = paper). It is also called "Kirie" . From "Kiru"= to cut, "e"= picture.
Typically, kirigami starts with a folded base, which is then cut; cuts are then opened and flattened to make the finished kirigami. Kirigami are usually symmetrical, such as snowflakes, pentagrams, or orchid blossoms.
The term Mon-Kiri is the Japanese art of paper cutting.

Kirigami (do japonês: de kiru, "recortar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de recortar e dobrar papel, criando representações de determinados seres ou objetos.
Kirigami ou Origami Arquitetônico é uma variação do origami, uma arte japonesa de dobragem de papéis.
A concepção original do Origami Arquitetônico foi desenvolvida em 1981 por Masahiro Chatani, um professor de arquitetura do Instituto de Tecnologia de Tóquio.
Juntamente com Keiko Nakazawa, Chatani escreveu livros ensinando a técnica e revelando os modelos de origami arquitetônico.
Chatani diz que o origami arquitetônico "explora o mistério da transformação do plano da segunda para a terceira dimensão, levando em conta a dimensão do tempo". E acrescenta: "Embora tenha sido criado na era dos computadores, não é uma criação que precisa de computadores, e sim da imaginação humana". Chatani diz ainda que o Origami arquitetônico "pode ser considerado uma ponte entre o antigo e o moderno, e entre as culturas orientais e ocidentais.
A técnica de Chatani rapidamente se espalhou pelo mundo, ganhando inúmeros adeptos dos cartões kirigami (Origamic Architeture).
No Japão, os cartões costumam ser brancos e dão destaque à forma e aos detalhes. Além disso, os japoneses confeccionam principalmente cartões com motivos de monumentos, prédios e edifícios famosos.
A produção industrial dos cartões é criticada pelos idealizadores e adeptos do Kirigami, com a alegação de que sendo confeccionados em gráfica, eles perderiam o caráter artesanal tradicional do Kirigami.
Há grandes mestres do Kirigami como: Masahiro Chatani, Keiko Nakazawa e Idelette Munneke. - Wikipedia

Link: Kirigami.Origamic.Architeture.by.S-Sekkei

2 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...