The Real Thing |
Killer whales are highly social; some populations are composed of matrilineal family groups which are the most stable of any animal species. Their sophisticated hunting techniques and vocal behaviors, which are often specific to a particular group and passed across generations, have been described as manifestations of culture.
The IUCN currently assesses the orca's conservation status as data deficient because of the likelihood that one or more killer whale types are separate species. Some local populations are considered threatened or endangered due to prey depletion, habitat loss, pollution (by PCBs), capture for marine mammal parks, and conflicts with fisheries. In late 2005, the killer whales known as the "southern resident killer whales" were placed on the U.S. Endangered Species list.
Wild killer whales are not considered a threat to humans, although there have been cases of captives killing or injuring their handlers at marine theme parks. Killer whales feature strongly in the mythologies of indigenous cultures, with their reputation ranging from being the souls of humans to merciless killers. - Wikipedia
A orca (Orcinus orca) (popularmente conhecida como baleia-assassina) é o membro de maior porte da família Delphinidae (ordem dos cetáceos) e um predador versátil, podendo comer peixes, moluscos, aves, tartarugas, ainda que, caçando em grupo, consigam capturar presas de tamanho maior, incluindo morsas e baleias. O nome baleia assassina provém da tradução direta do inglês "killer whale" e, mesmo sendo incorreto, tornou-se popular, especialmente entre os leigos. É um predador carnívoro, sendo considerada como um animal de topo na cadeia alimentar. Pode chegar a pesar nove toneladas. É o segundo mamífero de maior área de distribuição geográfica (logo a seguir ao homem), podendo encontrar-se em qualquer um dos oceanos.
Têm uma vida social complexa, baseada na formação e manutenção de grupos familiares extensos. Comunicam-se através de sons e costumam viajar em formações que assomam ocasionalmente à superfície. A primeira descrição da espécie foi feita por Plínio, o Velho que já a descrevia como um monstro marítimo feroz. Até hoje só houve quatro casos de ataques fatais a seres humanos: um ocorreu na Malásia em 1928 quando um grupo de quatro orcas foi atacado por um pescador. Os animais, para defenderem-se, revidaram e atacaram o barco e o homem, que foi morto; o outro caso ocorreu em 1991, quando um treinador do Sealand of the Pacific no Canadá, foi puxado para o fundo do tanque onde estavam 3 exemplares de orcas, e morreu por afogamento. Em 1999, um dos três animais, um macho de nome Tillikum se envolveu em outro incidente, no Parque Sea World, em Orlando, Flórida, quando autoridades acharam o corpo de um homem afogado em seu tanque (não se sabe o que ocorreu, mas a suspeita é de que o homem - um turista - pulou intencionalmente no tanque, e não foi capaz de sair, apesar de haver marcas de ataque em seu corpo). E o quarto, e mais recente incidente envolveu também o macho Tillikum, no dia 24 de Fevereiro de 2010, também no SeaWorld, quando a treinadora Dawn Brancheau foi puxada para o fundo do tanque, ao fim de uma apresentação. Outros casos de incidentes ocorreram envolvendo orcas e seus treinadores, mas nenhum outro caso de morte foi relatado além dos já citados. Não há nenhum registro na história sobre ataques de orcas a seres humanos em alto mar. - Wikipedia
Link: Orca.Whale.Paper.Model.by.Epson
Model is not an orca, but the pacific white-sided dolphin (Lagenorhynchus obliquidens).
ReplyDeleteHello, Lord of the Eeple,
DeleteThanks for the correction, I will fix it in the future! :)
Thanks for the visit amd greetings from Brazil!
Mauther