Wednesday, May 2, 2012

Nikko Toshogu Shrine - by Canon - Santuário Japonês


Photobucket
The Paper Thing...

Photobucket
...And The Real Thing.
The Toshogu Shrine is the main attraction of Nikko. The Shinto shrine is dedicated to the kami (spirit) of Ieyasu (d. 1616), who founded the Tokugawa Shogunate, a military dynasty that ruled Japan from 1603 to 1867.
To create a worthy shrine for the shogun, 15,000 craftsman worked for two years, using 2.5 million sheets of gold leaf. The enshrinement of Ieyasu's spirit is reenacted twice each year in the Procession of the Thousand Warriors. Unlike most Shinto shrines, characterized by minimalist architecture that blends into its surroundings, Toshogu is a riot of color, gold, and carvings, with birds and flowers, dancing maidens, and sages following one another around the buildings. Some visitors find the shrine awe-inspiring and beautiful; others are repelled by the gaudiness. In contrast to the exuberance of the shrine, Ieyasu's mausoleum itself is relatively simple and austere.
One of the most famous elements of Toshogu is the Sacred Stable, where a white imperial horse is kept (a gift of New Zealand). The stable's fame derives from the original carving depicting the three wise monkeys, "Hear no evil, Speak no evil, See no evil." Other famous carvings at Toshogu include a sleeping cat and an odd rendering of an elephant by an artist who had apparently never seen one. - sacred-destinations.com

Photobucket
More than 5000 elaborately decorated wooden carvings and a large amount of gold leaf were used to decorate the architecture in a way never seen in other shrines in Japan.

Photobucket
Frontal View Of The Paper Model
Não existem fotos, vídeos ou palavras que possam substituir a sensação de se ver o templo Nikko Toshogu com os próprios olhos. Construído para abrigar o túmulo do mais famoso xogum do Japão, ele não poderia deixar de ser espetacular. Ieyasu Tokugawa foi o primeiro líder militar a conseguir dominar todo o país, estabelecendo um governo que se perpetuaria por mais de 250 anos. No testamento, o próprio xogum determinou que o seu túmulo ficasse em Nikko. A partir das altas montanhas dessa região estaria protegendo a capital do país como uma divindade xintoísta. O Nikko Toshogu é um desses lugares que precisam ser vistos pessoalmente para se poder sentir a grandiosidade de todo o conjunto de suas construções. E também por causa das suas minuciosas obras. Em todo o templo existem nada menos que 5.173 esculturas, sendo que algumas se tornaram célebres. A maioria dos visitantes japoneses já sabem o que querem ver em especial, e ficam procurando avidamente pelas esculturas de três macacos e de um gato.

Photobucket
Hear No Evil, Speak No Evil, See No Evil
Os primeiros logo são identificados porque ficam na parte externa da parede do Shinkyusha, o estábulo do cavalo sagrado, encontrado após se passar pelo primeiro portal do templo. Entre os oito painéis fixados na parede está o que mostra a imagem universalmente conhecida dos três macacos com as mãos tampando os olhos, os ouvidos e a boca, chamado em japonês de Sanzaru. Essa escultura do Toshogu é tão famosa que muitas pessoas acreditam que a história teria surgido nesse templo, mas na verdade ela já era conhecida no antigo Egito e teria sido introduzida no Japão junto com o budismo. O significado da imagem é: não ver o mal, não ouvir o mal e não falar o mal.
A outra escultura que causa sensação é a Nemurineko, a que mostra um gato dormindo. Ela fica no portal da escadaria de acesso ao túmulo de Ieyasu e também simboliza o estado de paz, a ponto de o bichano poder tirar uma soneca tranquilo, recebendo a luz do sol.
Ieyasu Tokugawa (1543-1616) quis que o seu corpo ficasse no templo Kunoo-San Toshogu, em Shizuoka, no primeiro ano após a sua morte e depois fosse transferido para Nikko. O filho e sucessor Hidetada fez cumprir a sua vontade, criando o templo xintoísta Nikko Toshogu, em 1617, para venerá-lo como uma divindade. Durante o governo do terceiro xogum, o neto Iemitsu, os principais prédios do santuário foram construídos, e inaugurados no ano de 1636. - curtindoojapao.com


Link: Nikko.Toshogu.Shrine.by.Canon.Santuário.Japonês


More Japanese Architecture and Buildings related posts:

Japanese House - by Yoshinaka - Casa Japonesa

209 Japanese Lighthouses - by Tokokai.Org - 209 Faróis Japoneses

Japanese Classic Building - by Akafuku - Construção Clássica Japonesa

Old Japanese Village - via Paper Modelers Forum - Velha Vila Japonesa

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...