Canon announced changes that initially seemed unfavorable for modelers, which caused some concern among papercraft enthusiasts.
The expectation was that new restrictions or limitations might be implemented, possibly limiting access to free models or turning the service into one exclusive for Canon printer owners.
However, after visiting the site and running some tests, the good news is that, at least for now, everything continues to work as before.
Most likely, the announced changes apply only to users who access the site via smartphones or tablets and use the Canon app to print directly from the device to the printer.
I, using a desktop PC and usually saving the templates to open and print on my computer later, had no problems continuing to use this method.
My printer is an Epson Ecotank and not a Canon, and even so, I printed one of the models (see photo below) to make sure printing was enabled, and as you can see, everything works just like before.
I printed the astronaut model, and to download it you just need to log in to the site. Registration is free and quick, requiring only a valid email address.
When you click to download, the site shows only the “Print” option, but here’s a tip: simply click it and, when the dialog box opens, choose “Save as PDF” instead of printing.
That way, you’ll have the file saved directly to your hard drive. As for registration, at least here in Brazil, it has already been required for some years in order to access the templates.
This means that, despite the initial concerns, the models remain accessible and free. Future changes cannot be ruled out, but for now, the experience of using the site is the same as it always has been.
A Canon anunciou mudanças que pareciam ser desfavoráveis para os modelistas, o que gerou certa apreensão entre os fãs de papercraft.
A expectativa era de que novos bloqueios ou restrições fossem implementados, talvez limitando o acesso aos modelos gratuitos ou transformando o serviço em um exclusivo para proprietários de impressoras da Canon.
No entanto, após visitar o site e realizar alguns testes, a boa notícia é que, pelo menos por enquanto, tudo continua funcionando como antes.
Provavelmente, as mudanças anunciadas pela Canon se aplicam apenas aos usuários que utilizam celulares ou tablets e usam o aplicativo da Canon para imprimir diretamente do dispositivo para a impressora.
Eu, que uso um PC de mesa e costumo salvar os templates para depois abri-los no computador e imprimir, não tive problemas em continuar usando esse método.
Minha impressora é uma Epson Ecotank e não uma Canon, e mesmo assim imprimi um dos modelos (veja a foto acima) para me certificar de que a impressão estava liberada e, como você pode ver, tudo funciona exatamente como antes.
Imprimi o modelo do astronauta, e para baixá-lo é necessário apenas fazer login no site. A inscrição é gratuita e rápida, exigindo apenas um e-mail válido.
Quando você clica para baixar, o site mostra apenas a opção “Imprimir”, mas aqui vai uma dica: clique normalmente e, quando abrir a caixa de diálogo, escolha “Salvar como PDF” em vez de imprimir.
Dessa forma, você terá o arquivo salvo diretamente no seu computador. Quanto à inscrição, pelo menos aqui no Brasil, ela já é exigida há alguns anos para acessar os templates.
Isso significa que, apesar das preocupações iniciais, os modelos continuam acessíveis e gratuitos. Não se pode descartar possíveis mudanças no futuro, mas, até o momento, a experiência de uso segue igual ao que sempre foi.
Oi, comigo não funcionou apenas fazendo o login....tive que baixar o app da canon, mas como a minha impressora é uma HP, fico tentando imprimir os downloads e nada vai :(
ReplyDeleteÉ como eu disse: você consegue baixar facilmente, mas apenas em computadores, desktops. Como nos celulares e tablets é necessário usar o app, não é possível. A barreira de impressão só é exigida no app, pelo menos por enquanto.
ReplyDeleteEu tentei salvar no computador de mesa do trabalho e no notebook e não aparece a opção de salvar quando clico em cima do "imprimir", exigem a impressora canon
ReplyDeleteNão é possível colocar imagens ilustrativas aqui nos comentários. Escreva para este email: mautherous@gmail.com com o assunto "Canon" e eu te enviarei alguns prints de como eu faço. Não coloque seu e-mail aqui para não se tornar alvo de spams.
ReplyDeletei don't think it works i have a canon printer G2010 model and their new printer app doesnt seem to support older models also the printer prompt redirects you to the app and if you uninstall the app nothing happens so i couldnt even download the file as pdf
ReplyDeleteHi, Hagrypus, take a look at this thread at Paper Modelers forum:
Deletehttps://www.papermodelers.com/forum/found-internet/53181-change-canon-creative-park-website.html?highlight=canon
I think it will help you.